Transparência

A Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e tem como finalidade a prestação de apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão, projetos de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e outros relacionados ao estímulo à inovação e de interesse da Universidade de São Paulo (USP).

Nessa condição, a FUSP foi credenciada junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo como Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, nos termos do Decreto Estadual nº 62.817/17, que dispõe sobre a política estadual de ciência, tecnologia e inovação.

As atividades da FUSP são veladas pela Curadoria de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo nos termos do art. 66 do Código Civil. Seus registros contábeis são auditados por Auditores Independentes, devidamente credenciados junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), de forma a garantir a sua posição patrimonial e financeira, e seu balanço é publicado anualmente.

Ressalta-se também que, conforme disposição do instrumento de cooperação celebrado entre FUSP e USP, a fundação deve prestar contas à Universidade dos recursos utilizados nos projetos específicos acordados entre as partes, até o dia 30 de abril de cada ano.

Não obstante a sua personalidade jurídica de direito privado, a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, em decorrência de convênio firmado com a Universidade de São Paulo, é auditada também pelo Tribunal de Contas do Estados de São Paulo (TCE/SP), não estando, porém, adstrita às regras aplicáveis às entidades públicas. Por fim, visando dar efetividade aos princípios relacionados à boa gestão, a FUSP possui um Código de Ética e um Canal de Escuta.