Projetos em Destaques

Biblioteca Brasiliana

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), que foi criada em janeiro de 2005, para abrigar e integrar a brasiliana reunida ao longo de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e doada à USP. Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana da BBM é considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular.

O edifício de 21.950 m² foi inspirado em conceituadas bibliotecas de outros países, como a Beinecke Rare Book & Manuscript Library (Biblioteca Beinecke de Manuscritos e Livros Raros), da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e a Biblioteca Saint Geneviève, de Paris, na França. O complexo conta ainda com livraria, cafeteria, sala de exposições e auditório para 300 pessoas. O gerenciamento da obra foi de responsabilidade da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), em parceria com a Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP.

Acesse aqui o site Biblioteca Brasiliana


Museu do Ipiranga

A Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo FUSP é a realizadora do projeto Museu do Ipiranga 2022, que tem como objetivo a restauração e modernização completas do Museu do Ipiranga. Trata-se do projeto de maior captação de recursos financeiros da história da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet), sendo patrocinado por 28 empresas e também pelo Governo do Estado de São Paulo, com um valor total aproximado de R$ 230 milhões de reais.

Este importante patrimônio histórico abre suas portas para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em setembro de 2022, completamente restaurado e modernizado, com exposições e espaços para atividades educativas e culturais. Com capacidade dobrada, o espaço passará a contar com café, auditório, elevadores, escadas rolantes e sistema de acessibilidade completa.

Acesse aqui o site Museu do Ipiranga